António Ambrósio de Pina

ÍNDICE Amália Brito Pina « anterior |

António Ambrósio de Pina nasceu em Loriga e foi casado com Maria dos Anjos de Brito Moura. Entre outros filhos, foram pais do Padre Doutor António Ambrósio de Pina (1918 - 1995).

Esteve emigrado em Manaus, no Brasil, de onde regressou em 1918. Em 1907, mandou construir uma casa na Rua da Amoreira (actual Rua Coronel Reis), que se tornou particularmente conhecida por exibir um nicho dedicado a Santo António. A moradia é de paredes robustas em granito. Ao ser construída foi feita a abertura de uma janela na parede principal para dar claridade à escada de acesso ao piso superior. António Ambrósio Pina, antes mesmo do acabamento da construção da sua casa, idealizou o aproveitamento desse espaço para ali colocar o nicho em honra do Santo António, do qual era bastante devoto.

A construção da casa, na altura, não chegou ao final porque, entretanto, o senhor António Ambrósio Pina faleceu. Por esse motivo e devido aos encargos elevados, a casa teve que ser vendida pela família, sendo comprada por Joaquim Nunes Luís, para o seu filho Joaquim Nunes Luís Júnior. Este novo proprietário, querendo respeitar a saudosa memória de António Ambrósio Pina, resolveu manter e conservar o nicho, que continua hoje no local, sendo estimado não só pelos actuais proprietários, mas também por várias gerações de loriguenses.

Perfil na Árvore GENTES DE LORIGA



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License