José Simões de Pina

José Simões de Pina nasceu em Loriga a 15 de Outubro de 1903 e foi casado com Laura da Conceição Fernandes de Moura.

Em 1 de Novembro de 1961 ocorreu um grave acidente aéreo em Recife, no Brasil, com o avião a despenhar-se e a incendiar-se ao procurar aterrar no aeroporto dessa cidade e já muito perto da pista. Entre as dezenas de vítimas encontrava-se o casal Pina que nesse mesmo dia tinha partido de Lisboa com destino ao Brasil, onde iriam passar os meses de inverno, a convite dos filhos ali radicados.

Em 17 de Novembro, chegaram a Loriga os restos mortais da D. Laura Moura Pina. De Lisboa, acompanharam o préstito fúnebre muitos loriguenses e pessoas amigas. Por sua vez em Loriga o povo uniu-se numa manifestação de sentido pesar, juntando-se uma multidão no funeral como já não havia memória, com a rua apinhada de gente. Foram depois realizados os solenes Ofícios de Defuntos, na Igreja Matriz .

O senhor Simões Pina e a sua esposa eram um casal que gozavam da maior estima e verdadeira amizade dos seus conterrâneos. Ele na altura, era presidente da Sociedade Loriguense de Recreio e Turismo, funções que vinha desempenhando desde a fundação desta associação loriguense.

Perfil na Árvore GENTES DE LORIGA



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Páginas relacionadas

Páginas com etiquetas similares:

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License