Joaquim Nunes Luís, Júnior
519981_5297005409q35l6pg32199_G_192x256.jpg

Joaquim Nunes Luís, Jr. nasceu em Loriga a 7 de Março de 1893 e era filho de Joaquim Nunes Luís e de Maria Antunes de Moura. Foi casado com Maria dos Anjos Antunes de Moura de quem teve cinco filhos. Um dos seus netos, o Dr. Joaquim Augusto Nunes de Pina Moura foi Ministro das Finanças e da Economia. O Sr. Joaquim "Gordo", como era conhecido na vila, foi um dos mais evoluídos industriais de lanifícios da nossa terra e o maior comerciante de lãs.

Joaquim Nunes Luís faleceu com apenas 52 anos. Ao sentir fortes dores no ventre foi chamado com urgência o médico de Loriga, Dr. António Andrade, que era apenas especialista em partos. O médico não valorizou o seu estado achando desnecessário o seu transporte para Coimbra. Infelizmente tratava-se de um volvo intestinal. Esta grave obstrução do intestino é uma emergência médica que necessita de tratamento cirúrgico imediato. Apesar de haver outro médico em Loriga na ocasião, a sua intervenção já foi demasiado tarde.

Em meados da década de quarenta, os aspectos políticos condicionavam fortemente os cuidados de saúde disponíveis em Loriga. Os industriais estavam divididos pelas suas cores partidárias e apenas recorriam ao médico correlegionário. Esta mesma divisão acabava por afectar também os operários.

Devido à falta de rápido tratamento, o Sr. Joaquim Nunes Luís faleceu no dia 23 de Junho de 1945.



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License