João Mendes Oliveira

João Mendes Oliveira nasceu em Loriga em 9 de Novembro de 1906, filho de João Oliveira e de Maria do Carmo Jorge de Moura.

Notabilizou-se na profissão de pedreiro, dando continuidade à profissão que já seu pai desempenhava. Foi um verdadeiro mestre na arte de trabalhar a pedra, deixando mesmo obras que ainda hoje se podem observar destacando-se algumas obras em que participou, nomeadamente no Campo de Futebol, Fábrica Nova, Bairro da Vista Alegre e em várias palheiras e casas um pouco pela povoação.

Foi um homem humilde e trabalhador, numa terra marcada por socalcos, onde os degraus construídos nos montes para se plantar, João "Ruas" (como popularmente era mais conhecido) empregava a sua mestria que se fazia notar nas tarefas que executava, onde podemos realçar os trabalhos executados nos "cômbaros" ou muros das "courelas", alguns com cinco metros de altura, que se transformam em obras de rara beleza e se confundem com a própria natureza quando contemplamos a paisagem.

Podemos até considerar uma "imagem de marca" na sua terra. Esta sua vocação para os trabalhos com a pedra era já uma herança dos seus antepassados. O nome de seu pai ficou sempre ligado à construção das belas fontes que ainda hoje vemos nesta vila que foram oferecidas pela comunidade loriguense de Manaus, no Brasil.

Homem de bom coração, que os seus dez filhos lembram com muito carinho e saudade, sendo relembrado pelos mais antigos como um dos maiores pedreiros existentes em Loriga. Um trabalho verdadeiro duro, onde o pó da pedra que ele tanto trabalhava, seria por certo, também muito prejudicial para a saúde, por isso o facto de uma vida menos saudável, falecendo ainda novo com apenas 55 anos. Faleceu a 24 de Agosto de 1961, vendo Loriga desaparecer uma figura que deixou na pedra, uma marca que figurara para sempre perpetuado, na história da sua terra. O funeral realizou-se em Loriga para o cemitério local onde ficou sepultado.

Perfil na Árvore GENTES DE LORIGA



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Páginas relacionadas

Páginas com etiquetas similares:

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License