João Alexandre Ferreira de Pina

ÍNDICE Irene Almeida Abreu « anterior |

seguinte » João Mendes Oliveira

João Alexandre Ferreira de Pina nasceu em São Sebastião da Pedreira, Lisboa, no dia 31 de Julho de 1981. É filho de António José Nunes de Pina e neto dos loriguenses Maria dos Anjos e Carlos Nunes de Pina.

João Pina pratica Judo desde os quatro anos, tendo-se sagrado Campeão Nacional de Juvenis e de Esperanças e conquistado a Medalha de Prata no Campeonato da Europa de Juniores, em 2000.

Já como sénior, João Pina participou em inúmeras provas internacionais, destacando-se o 5º lugar nos Mundiais de Osaka, em 2003; o 7º lugar nos Europeus de Bucareste e nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004; o 5º lugar nos Europeus de Belgrado, em 2007; e o 11º lugar nos Jogos Olimpicos de Pequim, em 2008. Em 2010 e após ter passado por clubes como o Colégio Moderno, Benfica e Abensberg da Alemanha, o judoca chegou ao Sporting Clube de Portugal.

A 23 de Abril de 2010, com 28 anos, o atleta leonino sagrou-se Campeão da Europa em Viena de Áustria na categoria de -73 kg, após derrotar na final o russo Batradz Kaitmazov, por Waza-ari. A 12 de Junho do mesmo ano, João Pina voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, na final da Taça do Mundo perante centenas de adeptos presentes no Campo Pequeno, em Lisboa, ao vencer o alemão Christopher Voelk, por Yuco. A 22 de Abril de 2011 o judoca João Pina revalidou o titulo de Campeão Europeu da categoria de -73 kg, numa competição disputada em Istambul. A 30 de Julho de 2012 nos Jogos Olímpicos de Londres, João Pina foi eliminado na segunda ronda do torneio masculino de judo de -73 kg, após ter ficado isento da primeira ronda.

Em 2010 e 2011 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Especial Europeu.



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License