Adelino Manuel Martins de Pina

Adelino Manuel Martins de Pina, filho de José Nunes Pina e Aurora Lopes Martins, nasceu em Loriga em 1948 no Beco de São Ginês, no Bairro de São Ginês.

De Loriga partiu para a guerra colonial, onde teve a sorte de não ter de andar com espingarda, pois os dois anos foram passados na cidade do Luso, no Leste de Angola. Pouco tempo depois de regressar a Portugal foi tentar a sorte na Alemanha, onde pensava passar apenas alguns anos. Deu-se bem, e por lá ficou com a família. Nas férias vem a Portugal e passa a maior parte do período de descanso com as suas gentes, na sua terra.

No entanto, o seu amor pela sua terra natal é notório, levando-o a elaborar um site onde recolheu uma considerável quantidade de informações sobre a sua terra. Trata-se de um dos mais completos locais na Internet, se não mesmo o melhor, para obter informações sobre Loriga, as suas gentes, os seus costumes, tradições e memórias. Um verdadeiro trabalho de historiador, que serve ainda para homenagear o seu pai, bem como muitos outros Loriguenses.

Segundo refere no seu site:

Há longos anos que tenho procurado e registado muito da História de Loriga. A razão de a divulgar, é partilhá-la com os outros que, tal como eu, adoram LORIGA, sua querida terra. Por isso, tendo em vista essa partilha e, numa homenagem a Loriga, elaborei esta Homepage, através deste universo electrónico, para que possa chegar a qualquer Loriguense espalhado pelas cinco partes do mundo.

Encontro-me há muito radicado na Alemanha e a todos os Loriguenses saúdo com amizade.

Adelino Pina e o projecto GENTES DE LORIGA

A enciclopédia Gentes de Loriga serve como passatempo e lugar para passar uns momentos agradáveis, mas também quer atingir o objectivo nobre de preservar a memória e as tradições da nossa terra, da sua região e dos seus habitantes. A intenção do responsável por esta enciclopédia é transformá-la num verdadeiro depósito de informações sobre a Vila de Loriga, para o presente e para as futuras gerações. Mas para isso, ele mesmo teria de dar o arranque com alguns artigos. No entanto, apesar da boa vontade, faltavam-lhe os conhecimentos e experiência da vivência, visto que nasceu em Lisboa. Assim, teria de recorrer a algumas fontes e, de longe, o site do Sr. Adelino Manuel Martins de Pina é a fonte mais completa e credível sobre Loriga.

O site de Adelino Pina é mais jornalístico, dando notícia de eventos ocorridos ou ainda futuros. A intenção do site Gentes de Loriga é diferente. A ideia é ser um repositório de informações para consulta, ou seja, uma enciclopédia. Terá de ter um tom diferente, menos apaixonado e subjectivo, mas essencialmente descritivo da História, da Geografia e das Gentes da nossa terra. Além disso, a ideia é que seja um projecto colaborativo. Assim, qualquer texto colocado poderá ser ampliado, corrigido e evoluir constantemente. Se eventualmente surgir alguém com outras intenções, o tipo de site permite a fácil correcção do conteúdo e não há nem sequer uma vírgula que possa ser alterada sem que fique registada a origem e que não possa ser revertida.

Portanto, com esses objectivos traçados, pediu-se autorização para usar parte do site do Sr. Adelino Pina como fonte de informação. Perguntou-se se estaria disposto a permitir que o texto inicialmente criado por ele venha a ser alterado e tratado por outros.

A resposta foi extremamente cordial e afirmativa. Colocou todo o seu acervo à disposição deste projecto pois, segundo afirmou, "tudo que seja para o engrandecimento de Loriga e sua Gente é sempre importante e por isso da minha parte estará sempre pronta a minha colaboração".

Resta expressar o profundo reconhecimento pelo valioso trabalho de recolha de Adelino Pina e registar um enorme agradecimento pelo contributo dado para o arranque deste projecto.

Ligações externas



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License