Augusto Moura Brito

Augusto Moura Brito, nasceu em Loriga a 2 de Abril de 1955, filho de António Lopes de Brito e de Irene de Moura Mourita.

É licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa e mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica de Lisboa exercendo a atividade docente do ensino secundário de História e Tecnologias de Informação e Comunicação em Lisboa.

Entre 1987 e 1994 foi diretor do Museu Municipal de Benavente e um dos dinamizadores das escavações arqueológicas do Monte da Garrocheira, Benavente, do Monte da Chaminé, em Ferreira do Alentejo, e da prospeção no Chão do Soito, Loriga.

Foi diretor técnico pedagógico da escola de formação profissional da Ensicoop e coordenador do ensino básico/secundário recorrente do Externato S. José. Foi autor de artigos de opinião do jornal do Tribuna de Loures, deputado municipal e presidente da assembleia de freguesia de Sacavém.

Foi um dos fundadores da ANALOR (Associação dos Naturais e Amigos de Loriga), fazendo parte de alguns dos seus corpos sociais.

Promoveu os primeiros trabalhos da criação de um museu em Loriga com uma exposição de inauguração na antiga Casa do Povo de Loriga, em agosto de 1997.

Premiado pela MICROSOFT no âmbito dos Professores Inovadores com uma apresentação em concurso na cidade de Tallin, Estónia entre 10 e 14 abril de 2006.

É autor da Breve História de Loriga publicado no Cancioneiro da Vila de Loriga, em 2013. Em conjugação com a ANALOR foi um dos dinamizadores das comemorações dos 500 anos do foral de Loriga, publicando artigos e estando presente como conferencista. Desde o dia 1 de julho de 2016 que está disponível o seu mais recente livro: "Da Philarmonica Loriguense à Sociedade Recreativa e Musical Loriguense: um percurso histórico (1906 - 2016)" história da Sociedade Recreativa e Musical Loriguense. Outras obras publicadas: Loriga Autárquica (1891-1955): Subsídios para a sua compreensão, em 2018; A Irmandade, as Alminhas e a Via-Sacra: uma trilogia de culto na vila de Loriga, em 2019. É ainda autor de vários textos sobre Loriga, educação e sociedade, tecnologias da informação e comunicação e pedagogia e didática. Também é coautor do manual Introdução à Economia para o 10º ano publicado pela editora Presença.

Reside em Sacavém, localidade onde fez parte de várias associações como presidente da direção da Academia Recreativa e Musical de Sacavém e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Cooperativa A Sacavenense durante vários anos.
Mantém ativos o site mourabrito.pt e o blog A Loiça e os Cacos.
No ano de 2018, fez a Coordenação geral, Ideia e Organização da Ordenação Heráldica do Brasão, da Bandeira e Selo da Freguesia de Loriga.

Árvore Gentes de Loriga



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License