Augusto de Moura Pina

Augusto de Moura Pina nasceu em Loriga por volta de 1881.

Em 1883, com apenas 12 anos, partiu para Manaus, nos Estados Unidos do Brasil. Mais tarde, com 21 anos, em 1902, regressou à capital do Amazonas. Nessa época já era casado e terá deixado a esposa grávida em Loriga, visto que a filha Gracinda veio a nascer em Setembro desse ano.

Augusto era filho de António João José Luís. Estamos convencidos que era irmão de António João Luís Júnior. A única dúvida prende-se com o nome da mãe. Nos documentos é mencionada Maria Mendes de Moura. No entanto, os documentos referentes ao irmão indicam que a mãe chamava-se Maria de Moura Pina Fernandes. Assim, caso sejam duas senhoras diferentes, Augusto e António João seriam meios-irmãos. No entanto, esta hipótese nunca foi mencionada na família. Em alternativa, poderá ter ocorrido a muito frequente confusão de nomes. Isto parece ser a explicação correcta se levarmos em conta que um dos documentos adiciona o apelido Fernandes. Moura Pina Fernandes são os apelidos da mãe de António João.

Note-se que um dos pedidos de passaporte regista o nome como Augusto de Moura Pinto, posteriormente rasurado para Pina. Curiosamente, a Ficha Consular de Qualificação da filha Gracinda (que também veio a viajar para o Brasil com dois filhos), indica duas alternativas para os apelidos: Brito Pina e Moura Pinto. No entanto, ela assinava Gracinda de Moura Pina.



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License