António Nunes de Brito

ÍNDICE António Mendes Silva « anterior |

seguinte » Augusto de Moura Pina

António Nunes de Brito nasceu em Loriga, no dia 20 de Março de 1920, sendo filho de António João de Brito Amaro e de Maria José Nunes de Brito.

António Brito deixou sua terra natal no dia 6 de Maio de 1934 com rumo a Lisboa. No dia 10 do mesmo mês deixou Lisboa com destino ao Brasil, onde chegou no dia 25. Trabalhou em Belém, na conhecida mercearia Vesúvio e mais tarde nas Indústrias Glória, no centro comercial da cidade.

Casou-se com Maria Irene Brito Moura em 9 de Janeiro de 1947, em Loriga. Seus filhos são Maria Regina e Maria Helena nascidas em Loriga e residentes em Belém, Pará; Nuno Henrique, nascido em Belém e que reside na capital federal, Brasília, e Palmira, nascida em Belém e já falecida. A sua esposa faleceu em 23 de Junho de 2011, em Belém, no Estado do Pará, Brasil.

António Brito sempre teve uma forte ligação com a Comunidade Luso Brasileira, com passagens importantes em diversas associações portuguesas. Pelo seu conhecimento e vivência nas comunidades portuguesas, sempre era designado e solicitado para formular e/ou alterar os estatutos das associações. Assim, recebeu carinhosamente o apelido de "Papa dos Estatutos". Abaixo, um pequeno resumo de sua valiosa passagem pelas associações:

Centro Loriguense

Foi um dos fundadores desta querida e reconhecida associação portuguesa no Estado do Pará. É sócio desde 1937 e exerceu por muitos anos vários cargos de diretoria.

Associação Vasco da Gama

É sócio desde 1941, e durante 24 anos foi presidente da diretoria, devendo-se muito a ele a construção do edifício da Associação. Na época, quando negociou a construção de edifício na área onde existia a associação, conseguiu junto à construtora que a sede social permanecesse no edifício (1º andar do prédio) e mais 2 apartamentos em nome da associação. Isto, no ponto mais nobre da cidade de Belém, na praça da República. É o único sócio Grande Benemérito da associação Vasco da Gama.

Grêmio Literário e Recreativo Português

É sócio desde 1938. Estudou no Grêmio e depois foi diretor, chegando à presidência da diretoria. No Grêmio também deixou sua marca. Foi um dos responsáveis pela construção de um salão nobre, para festas e eventos. Depois foi presidente do Conselho Deliberativo do clube durante vários anos. Hoje, é Sócio Benemérito.

Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará

É sócio desde 1935. Também muito trabalhou por esta sociedade, passando por vários cargos na diretoria chegando à presidência em vários mandatos. Foi reconhecido com o título de Grande Benemérito.

Comendador

Além de todo este trabalho desenvolvido, ainda muito fez para a reorganização do Conselho da comunidade luso brasileira, em 1961. Devido a todo o trabalho que desenvolveu e que muito se destacou na cidade de Belém, recebeu o Grau de Comendador concedido pelo Governo Português e assinado pelo Dr. Mário Soares.

Ligações externas



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License