António Mendes Cabral Lages

António Mendes Cabral Lages nasceu em Loriga em 23 de Agosto de 1884, sendo filho de Augusto César Mendes Lages e Rosalina Mendes Gouveia. Faleceu em Loriga no dia 19 de Fevereiro de 1969. Foi ordenado sacerdote em 18 de Julho de 1909 pelo Prelado Dom Manuel Vieira de Matos, na Guarda, celebrando a sua primeira missa em 25 do mesmo mês em Loriga.

Estudou no Colégio do Piódão então fundado e dirigido pelo seu conterrâneo, o Cónego Manuel Fernandes Nogueira e também no Seminário do Mondego e da Guarda orientado então por aquele que mais tarde veio a ser o Arcebispo de Évora, D. Manuel Mendes da Conceição Santos. Em 1909, foi colocado como pároco encomendado, como se dizia na altura, na freguesia de Santa Maria de Manteigas. Em Abril do ano seguinte foi nomeado pároco da freguesia de Aldeia da Ponte onde permaneceu até fins de Junho. Entretanto, como o seu tio e padrinho Monsenhor António Mendes Gouveia Cabral, pároco da freguesia de Loriga, ficara impossibilitado devido à falta de saúde de estar à frente da paróquia, fez o pedido ao Prelado para a sua vinda e colocação na sua terra natal, o que veio a acontecer em Julho desse mesmo ano de 1910. Permaneceu como pároco de Loriga por cerca de 34 anos.

É lembrado como um sacerdote culto e viajado, apaixonado pelos livros que lia e dava a ler, dotado de uma memória prodigiosa e de muita facilidade de linguagem.

Árvore GENTES DE LORIGA



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License