António Domingos Marques

António Domingos Marques, nasceu no Fontão a 7 de Janeiro de 1917 filho de Maria José Gertrudes e de Manuel Domingos Marques. Casou com D. Amália Brito Pina, de quem veio a ter dois filhos.

Frequentou um colégio na Figueira da Foz, onde estudou e concluiu o curso de Professor Primário. A sua vida profissional ficou marcada por duas vertentes: o exercício de professor primário e a gestão conjuntamente com a sua esposa da Farmácia Popular.

Professor brilhante, sempre muito dedicado aos seus alunos, leccionou durante várias décadas. Os seus antigos alunos lembram com saudade, o homem, o professor, que tiveram nesta personalidade a base da sua formação para os desafios que o mundo contemporâneo exige.

Dedicou parte da sua vida à causa pública. Foi Presidente da extinta Casa do Povo e Presidente da Sociedade Recreativa e Musical Loriguense. Realizou nesta Sociedade um trabalho meritório e notável. Como político liderou listas do P.S.D e uma lista do C.D.S como independente. Fez parte em vários mandatos, como Deputado da Assembleia de Freguesia de Loriga.

Bairrista muito empenhado, conselheiro, nunca regateou os seus préstimos, para o bem comum, sempre disponível para toda e qualquer iniciativa que visasse o desenvolvimento de Loriga. Como prova de gratidão, as forças vivas de Loriga, prestaram-lhe uma grande homenagem, tendo-se associado um grande número de Loriguenses.

Faleceu a 23 de Julho de 2004, ficando Loriga mais pobre ao ver desaparecer um Loriguense que deixou marcas indeléveis no exercício do magistério, na vida Associativa e Cultural.

Árvore Gentes de Loriga



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License