Os Pina de Loriga

Fruto de 6 anos de trabalho sobre os Assentos Paroquiais, foi publicado o livro OS PINA DE LORIGA – Três Séculos de genealogia – 1610 – 1910, da autoria de António Herculano Paixão Melo. O autor, filho e neto de Loriguenses por via paterna, quis homenagear os seus antepassados e dedicou a obra a todos os loriguenses.

ospinadeloriga.jpg

A obra menciona mais de 1200 baptismos realizados na vila, bem como os nomes dos pais, avós paternos, avós maternos e da maior parte dos padrinhos, perfazendo um total de mais de 8.000 pessoas. Da sua apreciação cuidada é pois possível descobrir não só loriguenses de apelido PINA mas também de quase todos os apelidos da nossa gente.

ospinadelorigaCD.jpg

O livro vem acompanhado de um CD que permite fazer de forma fácil e rápida diversos tipos de pesquisa. Possibilita, acto imediato a localização dos nomes no livro. Possui uma listagem por ordem alfabética. Pelo ficheiro conseguem-se localizar as pessoas através da referência de qualquer dos seus ascendentes, ou através do ano de baptismo ou nascimento. Permite fazer a árvore genealógica das famílias dada a interligação durante 200 anos, embora possa ocorrer alguma dificuldade por razões variadas.

É mercê do imenso, persistente e abnegado trabalho de dois apaixonados por Loriga – António Herculano Melo (autor do texto) e Margarida Pina Reis (construtora do formato electrónico dos registos) – que é possível colocar ao dispor de todos, tão importante manancial de informação sobre as nossas gentes do passado. A edição do livro foi oferecida aos Bombeiros Voluntários de Loriga, pelo que a sua aquisição é uma forma de contribuir para tão garbosa e útil corporação.

A sua aquisição (15 euros, incluindo o CD) pode efectuar-se em Loriga na sede dos Bombeiros ou na sede da ANALOR, na cidade de Sacavém.



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License