Jornal Estrella d'Alva

O periódico Estrella d’Alva iniciou a sua publicação a 2 de Fevereiro de 1901. O último número de que se tem conhecimento é datado de 29 de Dezembro de 1902. No cabeçalho, a publicação definia-se como um "jornal quinzenal, político, literário e noticioso".

O Estrella d’Alva é, segundo se sabe, o primeiro jornal ligado a Loriga a publicar-se, embora tenha tido a redacção e a administração na calçada Marquês de Abrantes, em Lisboa, e fosse impresso na Casa Catholica uma tipografia existente na Calçada de São Francisco, junto ao Chiado, empresa essa que constituía um dos poucos anunciantes do periódico. O outro era a Alfaiataria de José Mendes Lopes, de Loriga, que se encarregava de “toda e qualquer obra pertencente à sua arte” e que tinha preços muito “resumidos”.1

A historiadora Loriguense, Drª Maria Lúcia de Brito Moura publicou em 2008 uma monografia intitulada: "Estrella d'Alva – um jornal ao serviço do nacionalismo católico (1901-1902)". No resumo deste trabalho apresenta-se a seguinte informação:

O “Estrella d’Alva” – que, nos inícios do século XX, foi publicado em Loriga, freguesia do concelho de Seia – não era um vulgar periódico defensor dos interesses locais. A equipa responsável pelo seu lançamento tinha em vista muito mais do que isso. Desejava que o jornal tivesse uma função pedagógica: fazer sair da indiferença política as populações, incitando-as a uma maior participação – especialmente através do voto – na administração regional e central, em ordem à moralização da vida pública, de acordo com os princípios defendidos pela Igreja Católica, vista como o grande suporte da estabilidade e da moral pública e privada. Era este o combate do médico e militante católico António Mendes Lages, conhecido pelo seu empenhamento na procura de soluções para a questão social, que se tornará o principal responsável pelo “Estrella d’Alva”. O periódico é mais uma voz dos que, defendendo uma “vida nova” para o país, lançam as bases do Partido Nacionalista que, segundo esperam, congregará os católicos para a grande tarefa de redenção nacional.

Arquivo

Abaixo podem ser consultados alguns exemplares disponíveis em formato PDF.

Nome do ficheiroTipo de ficheiroTamanho
Estrella-dAlva-1902-[032].pdfPDF document1.47 MBInfo
Estrella-dAlva-1902-[033].pdfPDF document1.35 MBInfo
Estrella-dAlva-1902-[036].pdfPDF document1.74 MBInfo
Estrella-dAlva-1902-[037].pdfPDF document1.76 MBInfo
Estrella-dAlva-1902-[038].pdfPDF document1.49 MBInfo
Estrella-dAlva-1902-[039].pdfPDF document2.6 MBInfo
Estrella-dAlva-1902-[040].pdfPDF document1.85 MBInfo


Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License