Jogo do Pau do Bico

O jogo do pau do bico normalmente era apenas praticado pelos rapazes. Pensa-se que seja uma das brincadeiras mais antigas visto que encontram referências escritas sobre este jogo já na década de 1920.

Para jogar era necessário um pau de pequenas dimensões, mais ou menos de 20 cm., com as pontas aguçadas. Era ainda usado um outro pau maior, mais ou menos entre 50 a 60 cm. No chão era desenhado um pequeno círculo, com cerca de um metro de diâmetro, que funcionava como o local de partida, e onde era colocado o pau pequeno dos dois bicos. Com o pau maior, o jogador dava uma pancada numa das extremidades aguçadas do pau de bicos, fazendo-o elevar-se no ar. Imediatamente, o jogador desferia uma forte tacada com o pau maior fazendo voar o pau dos bicos para o local que desejava. Os participantes iam jogando alternadamente, sendo vencedor o que conseguisse completar o percurso, previamente designado, no menor número de jogadas. Podia ser jogado por dois ou mais participantes. Quando o jogador, não conseguisse acertar no pau dos bicos, após o elevar no ar, perdia a jogada, dando a vez ao concorrente seguinte.

Uma variante deste jogo era simplesmente medir a distância a que o pau do bico era atirado, vencendo o jogador que o tivesse lançado mais longe. Para medir, era usado o pão maior como medida padrão, contando-se o número de paus desde o círculo até o local onde o pau do bico havia aterrado.

Este era um jogo que poderia não chegar ao fim, visto que o pau de bicos poderia ser lançado para locais indesejáveis. Por vezes, os jogadores quase que se evaporavam quando uma tacada um pouco mais forte, acertava nas vidraças de alguém. Quando assim acontecia, era ver aquele que fugia mais depressa e, naturalmente, a culpa nunca era de ninguém!



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Páginas relacionadas

Páginas com etiquetas similares:

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License