Ementa das Almas

A tradição da Ementa das Almas, também chamada de Amenta das Almas, em Loriga, remonta, de acordo com estudo efectuado por Pinto Gonçalves1, aos tempos do Canto Gregoriano, por volta dos Séculos IX e X.

Uma síntese desse estudo pode ser consultada por clicar na imagem neste artigo. A gravação dos cantos que suportam esta tradição foi efectuada por Michel Giacometi, que passou por Loriga e trabalhou com António Pinto Ascensão nessa recolha. Giacometi tabalhava, na altura, na recolha de espécimes para a sua "Antologia da Música Religiosa Popular Portuguesa". Os ficheiros áudio podem ser escutados no Blog Trova Nossa, de Pinto Gonçalves, cuja ligação se encontra abaixo em Mais informações.

Em contacto posterior escreveu a António Ascensão, dizendo que os espécimes recolhidos em Loriga eram, sem dúvida, dos mais interessantes que havia recolhido pelo país, pois, no capítulo das Encomendações das Almas, não havia nada que se lhe comparasse. A gravação referida, foi enviada por Giacometi a António Ascensão e contou com as vozes de dois dos "teimosos" que tudo fizeram para não deixar morrer esta tradição, no período conturbado do pós 25 de Abril. Trata-se de José Fernandes (Aleixo) e Fernando Gonçalves2, infelizmente já desaparecidos, mas que souberam transmitir a paixão por este ritual secular a outros "teimosos" das novas gerações.

Mais informações



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License