Casa do Povo de Loriga

Tutelada pelo Governo, remonta ao principio da década de 1960 a criação desta Associação em Loriga, tal como vinha acontecendo um pouco por todo lado quando o Sistema da Segurança Social foi estendido aos meios rurais em Portugal.

No dia 11 de Janeiro de 1961 deslocou-se a Loriga o Sr. Dr. Delegado do Instituto Nacional do Trabalho da Guarda, acompanhado do Sr. Dr. Sub-Delegado e do Sr. Presidente da Caixa de Previdência do Pessoal da Indústria dos Lanifícios a fim de entregar o alvará da fundação da Casa do Povo de Loriga. Deram posse à primeira Comissão Administrativa que foi assim constituída:

  • Presidente: Manuel Gomes Leitão
  • Secretário: António Nunes Ribeiro
  • Tesoureiro: Valdemar Nunes de Brito

Durante anos foi uma verdadeira "caixa" dos rurais, mas não só, pois passou a abranger muitos idosos, principalmente os das classes menos favorecidas de Loriga. Estes passaram a ter direito a uma pensão de sobrevivência e a assistência médica. Esta medida veio proporcionar aos idosos, mesmos aos não contributivos, um melhor poder económico e uma velhice mais tranquila.

Ao longo da sua existência, esta Associação teve também um papel fulcral ao nível cultural. Apoiou o grupo "Novo Horizonte", que propagou Loriga através da divulgação da música de raiz popular, fazendo renascer as "cantigas" que o povo antigamente cantava.

Com a extinção da Junta Central das Casas do Povo, em 1 de Agosto de 1990, as Casas do Povo deixaram de estar sob a tutela do Governo. A Casa do Povo de Loriga não fugiu à regra. Passando a financiar-se pelos seus próprios meios, o seu âmbito de acção ficou bastante diminuído. Ainda assim, os seus órgãos sociais tudo fizeram para o bem de Loriga, conforme os objectivos culturais que os mesmos tinham em mente.

A Casa do Povo veio depois a ficar sem actividade e foi extinta durante a década de 1990. Loriga ficou mais pobre ao ver terminar uma associação que muito contribuiu para apoiar um grupo etário e social mais desfavorecido.



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Páginas relacionadas

Páginas com etiquetas similares:

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License