ANALOR - Associação dos Naturais e Amigos de Loriga

A ANALOR - Associação dos Naturais e Amigos de Loriga, foi fundada em 1987, após várias tentativas frustradas de criação de uma organização que congregasse a numerosa comunidade loriguense residente na área metropolitana de Lisboa. Desde então, a ANALOR tem, com maior ou menor dificuldade, através de inúmeras iniciativas, conseguido elevar o prestígio de Loriga, bem como divulgar a cultura e as tradições das gentes serranas.

A Semana Serrana e o Jornal "Garganta de Loriga", duas grandes iniciativas da ANALOR, são como que a sua imagem de marca. A primeira movimenta, anualmente alguns milhares de pessoas e é já um marco importante na vida cultural da cidade de Sacavém e do concelho de Loures.

História

Criar um espaço onde pudessem viver a sua terra, confraternizar e contribuir para a sua divulgação e desenvolvimento cultural, foi desde sempre um sonho dos Loriguenses residentes na Grande Lisboa.

Em 1987, num espirito de verdadeiro bairrismo, alguns Loriguenses abraçaram a ideia de levar em frente a criação desta Associação, sendo eles António Cardoso Matias, Jorge Manuel Nunes Amaro, André Marmeleiro, Mário Alves dos Santos, Augusto Moura Brito, Mário Gonçalves da Cruz, António Brito Romano, Carlos Figueiredo e José Ferrão. Foi registada em Cartório Notarial a 5 de Março desse mesmo ano e publicado posteriormente no Diário da República, ficando assim concretizado esse sonho de que os naturais de Loriga muito se orgulham.

De acordo com o que consta nos estatutos, a morada da sua primeira sede era na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, nº34, em Sacavém, casa de um dos fundadores. A sede oficial, passou depois a ser na Rua José Augusto Braancamp, nº 27, em Sacavém, casa pertencente a um Loriguense, que a disponibilizou para esse efeito. Mais tarde, e após um grande esforço de muitos dos associados e amigos de Loriga, em trabalhos de obras de recuperação e restauro de uma habitação em estado de degradação, pertencente à autarquia local, foi então transferida a sede da Associação para o Largo 5 de Outubro, nº 16, também nesta mesma cidade.

Entretanto, com o rigor do inverno, a estrutura da casa começou a degradar-se ainda mais constituindo até um perigo a permanência nas mesma. Houve, assim, necessidade de encontrar novas instalações, sendo a sede mudada para onde hoje se encontra, na Quinta do Património em Sacavém. Isto foi possível devido ao bom relacionamento existente entre os Loriguenses e a autarquia local, cujo apoio foi de grande importância para a resolução deste problema.

Passou então a ANALOR a ter uma Sede digna, sendo esta Associação uma presença e uma referência de Loriga nesta, hoje, cidade de Sacavém. Dá-se assim assim continuidade aos tempos há muito passados quando, nesta localidade, residia uma grande Comunidade de Loriguenses, parecendo até uma segunda Loriga. Por isso, também a justa e feliz ideia da geminação destas duas localidades que ocorreu em 1 de Junho de 1996, com a assinatura do respectivo acordo. Existe, também, nesta cidade de Sacavém, uma rua com o nome de Loriga, uma homenagem que a autarquia local quis prestar à ANALOR e também a todos os Loriguenses.

Em 2005, a Associação foi condecorada com a Medalha Municipal de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Loures.

Actividades

Das muitas actividades que a Associação dos Naturais e Amigos de Loriga leva a efeito, sobressai a organização, anual, da Semana Serrana, que normalmente é realizada em Junho, um evento de verdadeira dimensão, unindo os Loriguenses com outras comunidades numa festa e num trabalho de aposta e divulgação dos valores e raízes culturais de Loriga e da região serrana.

A ANALOR está inscrita no INATEL e na Federação das Colectividades de Cultura e Recreio. É uma Associação de interesse público e de carácter regional, que se esforça por promover o desenvolvimento de Loriga e da região da Serra da Estrela. Tem sido uma das organizações que mais tem contribuído, na Área Metropolitana de Lisboa, para a divulgação da região serrana, nomeadamente no que respeita às especificidades sócio-culturais e potencialidades de desenvolvimento.

É da propriedade desta Associação o Jornal "Garganta de Loriga", com uma tiragem de 2.500 exemplares, que chega a todos os pontos do mundo onde existem Loriguenses.

Contactos

ANALOR - Associação dos Naturais e Amigos de Loriga
Rua Sport Sacavanense Lote 30 - Loja A
Quinta do Património
2685 - 010 Sacavém
Tel. 21 9417640
Fax. 21 9400515

Email: tp.obacten|rolana#tp.obacten|rolana

Ligações externas



Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License