DAMOS-LHE BOAS VINDAS À ENCICLOPÉDIA DE LORIGA!
Um monumento é um tipo de estrutura propositadamente criado para lembrar uma ou várias pessoas ou comemorar um evento que se tornou importante para um povo, uma comunidade ou grupo social. Essa estrutura arquitectónica ou escultórica passa, ela mesma, a pertencer à história e ao património cultural desse povo. Além disso, em português, o termo "monumental" é frequentemente usado em referência a algo de poder ou tamanho extraordinário.
O Grupo, a Árvore Comunitária e agora esta Enciclopédia fazem parte de um único projecto intitulado GENTES DE LORIGA. Esta iniciativa poderá vir a tornar-se um monumento, não arquitectónico, mas ainda assim comemorativo do povo de Loriga. Ao invés de pedras, colocamos nomes, datas, fotografias, documentos e comentários. Mas também é um projecto monumental pela dimensão que poderá alcançar. É essencialmente um monumento construído pelo próprio povo, sem distinções políticas, religiosas ou de classes sociais. Se os membros do Grupo que lhe deu origem o desejarem, este poderá ser um projecto colectivo em que cada ajuda será preciosa.
Assim, fazemos aqui a convocatória aos Loriguenses: tragam as vossas "pedras" e vamos empilhá-las para erguer um enorme e perpétuo monumento à memória do povo de Loriga.
Projecto GENTES DE LORIGA
Para aceder a cada um dos componentes deste projecto, use os endereços abaixo:
- Enciclopédia Gentes de Loriga (este site)
- Grupo Gentes de Loriga
- Árvore Genealógica e Comunitária Gentes de Loriga